Técnica não destrutiva que permite a introdução de um liner flexível, composto de resina reforçada com fibra de vidro internamente à tubulação a ser recuperada. Esse liner flexível é 100% estrutural e, após inflado, é curado de forma instantânea com a aplicação de luzes UV, adaptando-se ao formato do tubo existente. Um tubo novo substitui o antigo, garantindo uma vida útil de pelo menos 70 anos. Após a passagem do trem de luz UV, a rede pode ser colocada em carga imediatamente.

A Sanit é instaladora oficial da Pro Pipe/Saertex e optou pela aplicação de liner flexível com cura UV devido às seguintes vantagens comparadas com outras técnicas:

  • 100% estrutural (não depende do estado do tubo existente);
  • Não diminui o diâmetro útil da tubulação antiga;
  • Possui as menores valas de acesso entre técnicas MND;
  • Cura instantânea, o que permite colocar em carga imediatamente;
  • É uma das técnicas de MND de aplicação mais rápidas existentes;
  • Pode ser aplicada com tubulação em carga;
  • Pode ser aplicada em seções variadas (circular, oval, deformadas, reduzidas etc.), pois se adapta à tubulação existente;
  • Possui controle de qualidade do material, pois a impregnação da resina é feita e atestada em fabrica e não no local da obra;
  • Tecnologia com compromisso ambiental.

 

Cases

A adutora ABV-Socorro é uma das mais importante do sistema Guarapiranga, pois é responsável pelo abastecimento de mais de 900 mil pessoas. Localizada na região sul de São Paulo e numa área de tráfego intenso de veículos, a adutora DN 873 / 34,37'' de 520 metros estava fora de operação devido a vazamentos. A solução encontrada foi a utilização da tecnologia CIPP com cura por UV através da contratação da Sanit. A obra foi realizada com o mínimo transtorno no seu entorno, sem interromper o tráfego local e com rapidez. Mais um recorde mundial quebrado: primeira vez que uma tubulação em PEAD foi recuperada com a manta estrutural UV-CIPP.

A região do Brás é uma area de intenso comércio que recebe milhares de pessoas todos os dias. Para vencer estes desafios de tráfego enorme de pedestre e veículos, o Consorcio Sanit-Sanejet utilizou a tecnologia CIPP reabilitando mais de 1300 metros de tubulação de água potável sem interferir no comercio local. O trecho mais longo (DN 450/5.3) do projeto foi de 283 metros de comprimento e foi feito numa única instalação. Recorde absoluto no continente americano.

Em uma troca de tubulações realizada na Marginal Pinheiros, pela Sanit, em São Paulo, a Sabesp optou pela tecnologia Pro Pipe. O resultado? Uma obra muito mais eficiente, com menos riscos, mais rápida e com o mínimo de complicações no trânsito.

A tecnologia, conforme explicada por Felipe Montuori (vídeo), um dos diretores da Pro Pipe Technologies, é referência na Europa. Armando Gomes Ferreira, engenheiro da Sabesp, expressou grande satisfação com o serviço prestado e ressaltou que a obra ficaria pronta em até 20 dias.

Obra realizada pela Sanit Engenharia utilizando a Técnica não destrutiva CIPP, em Ceilância. Projeto Interceptador Pôr do Sol / Sol Nascente para Caesb e GDF. Foram dois trechos: 3.500 metros, beneficiando 221.089 habitantes e 638 metros, beneficiando 15.250 habitantes. Redução do impacto a população com um método muit mais eficiente.

© 2016 Sanit Engenharia • Desenvolvido por: Três.Zero